[12EALGUMACOISA] 12 Livros Jornalísticos para 2019


Oiiiiiiiiiii!
Penúltimo dia da série 12 e alguma coisa e hoje vamos sobre uma das maiores paixões da minha vida: o Jornalismo! Sério, não consigo me imaginar em outra profissão.. mas, vamos lá! Vou contar para vocês, 12 livros sobre jornalismo que pretendo ler em 2019 ... lembrando que esse é o meu último na faculdade e eu estou MUITO EMPOLGADA COM ISSO!


1 - Cultura da Convergência


Para falar a verdade, eu não sei muito sobre o que se trata esse livro, mas estou muito tentada a ir para o lado do jornalismo digital e o meu professor disse que esse é livro é TOP! Então, confio nele e pretendo ler ainda esse mês, já que estou morrendo de saudade das aulas, que só voltam em fevereiro.

2 - Rota 66



Caco Barcellos é uma lenda do jornalismo e eu deveria ter lido este livro desde o primeiro semestre da faculdade, então não aceito me formar, sem antes ler esse livro que é um dos marcos da literatura jornalistica nacional.

3 - Presos Que Menstruam 


Não sei se vocês conseguem ler as linhas que estão escritas abaixo do título (eu sou míope, gente, custo a ver o título), mas esse livro irá falar sobre a "brutal vida das mulheres - tratadas como homens - nas prisões brasileiras". Se você viu o meu post de quinta-feira (eu acho) sobre as séries que pretendo assistir em 2019, vai lembrar que eu gosto muito de ler e assistir coisas sobre essas coisas.. é um soco no estômago, mas que nos faz refletir e muito.

4 - Holocausto Brasileiro



Outro clássico do jornalismo nacional que eu não li ainda simplesmente por medo. Holocausto Brasil conta a história do maior hospício do país, localizado em Barbacena - Minas Gerais. Lá, durante décadas, pacientes foram internados à força e sem diagnóstico de doença mental. Lá eram torturados, violentados e mortos. Eram pessoas epiléticas, homossexuais, prostitutas, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento, entre outros. Dá vontade de chorar, só de ler a sinopse. Daniela Arbex é a autora. Guarde esse nome, ela aparecerá outras vezes ao longo dessa lista. 

5 - Cova 312


Mais uma vez, Daniela Arbex aparece por aqui. E bem, é isso que quero pra minha vida, é esse jornalismo que quero fazer. Em Cova 312 - A Longa Jornada de uma repórter para descobrir o destino de um guerrilheiro, Daniela, em forma de romance, conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante político, forjaram seu suicídio e sumiram com o seu corpo. É uma história de arrepiar não é?

6 - Todo dia a mesma noite.


Quer chorar? Leia esse livro. Eu já estou me preparando psicologicamente. Lembrando que não li nenhum livro dessa lista. Mas, todo dia a mesma noite, vai contar a história da Boate Kiss. A Daniela conversou com as famílias das vítimas, com os sobreviventes de uma das maiores tragédias do nosso país. Eu vou chorar demais, meu Deus.

7 - O Pior dos Crimes - A História do Assassinato de Isabella Nardoni.


Eu me lembro com perfeição do dia em que a Isabella foi assassinada. Eu estava assistindo um jornal Aqui Agora do SBT, mais pelo meu crush no Luiz Bacci do que pelas notícias em si, mas, quando apareceu aquela notícia, meu mundo caiu. Eu era só uma criança na época, mas aquilo me doeu de uma maneira tão intensa. Ler esse livro, me fará sentir tudo de novo, mas, como jornalista sei que enfrentarei casos parecidos em algum momento e preciso estar preparada.

8 - Caminhos da Reportagem - O Jornalismo e seus bastidores


Ganhei esse livro no penúltimo dia dos namorados e quero muito lê-lo. Ainda mais por se tratarem de reportagens produzidas aqui em Goiás, meu estado querido.

9 - Cem Quilos de Ouro - e outras histórias de um repórter.


Ler reportagens antigas é uma forma de conhecer a história de determinada, cidade, estado ou país. Gosto muito de ler sobre como a imprensa retratou alguns fatos importantes da nossa história. Sem falar no aprendizado jornalístico que isso proporciona.

10 - Cicatriz de Reportagem - 13 histórias que fizeram um repórter.


Mesma justificativa do livro citado acima.

11 - História do Jornalismo no Brasil 


Li alguns capítulos desse livro, bem no comecinho da faculdade, para a disciplina de História da Imprensa. Nunca terminei, mas, quero relê-lo, estou me interessando muito pelas história das coisas, das pessoas ultimamente e claro que quero conhecer a história da minha profissão tão linda.

12 - João Goulart na imprensa: De personalidade a personagem.


No último semestre, tive uma disciplina chamada História Contemporânea e um dos principais assuntos foi a vida de João Goulart. Quero muito saber mais sobre ele e a sua relação com a imprensa.

Bônus

  • Jornal Nacional - A Notícia faz história

Confesso que não assisto ao jornal nacional. Mas, preciso reconhecer o sucesso e a importância desse jornal para a população brasileira. Por isso, quero muito conhecer a história por trás das câmeras.


Então é isso, meus amores. 
Um grande beijo e até amanhã com o último post da série #12ealgumacoisa.





Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário