#79 [Resenha] Orgulho e Preconceito - Jane Austen



Oieee!
Essa com certeza é a resenha mais difícil que farei em toda a minha vida, tanto que a adiei o ano passado inteiro. Mas, tentem me entender. Como escrever sobre um livro da Jane Austen. É impossível. As obras dessa mulher são tão intensas, lidas, enigmáticas e a frente de seu tempo que não sei nem o que dizer. E olha que só li Orgulho e Preconceito.

Mas, vamos vencer o medo e ir ao que interessa.

Sinopse:
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista.
Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína - recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Acho impossível escrever uma resenha sobre Orgulho e Preconceito e não citar a citação que acho que deve ser umas das mais conhecidas no mundo da literatura. 

    "É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna deve estar necessitando de esposa".

Essa frase resume a missão de vida da Senhora Bennet: casar as cinco filhas com um homem rico. Jane, a filha mais velha, é uma garota doce e muito centrada. Elizabeth, a grande protagonista da história, é uma mulher à frente do seu tempo, não se conformando com os padrões impostos pela sociedade. Mary, sendo a menos bonita da família, tenta de todos os modos se tornar talentosa, para compensar o que ela acredita que lhe falta. Lydia, a caçula é determinada e fútil. Seu passatempo preferido é paquerar os militares que ficam alojado em Meryton. Por fim, temos Kitty, que apesar de ser mais velha que Lydia, sempre fica na sombra da irmã mais nova.

Tudo muda na vida da família Bennet, quando o Sr. Bingley, um jovem rico (e solteiro) decide se mudar para Netherfield. Já podem imaginar o que acontece não é mesmo? Sra Bennet já quer logo o pobre rapaz como genro e por isso, começa a insistir para que seu marido, o mais sensato da história, a visitar Sr Bingley. 

O primeiro contato entre as meninas e o novo morador da região se dá em um baile... e é lá que nos deparamos com o crush supremo: Sr Darcy!  No baile, Sr Bingley se aproxima e se encanta por Jane, ao mesmo tempo, em que Elizabeth passa a odiar Sr Darcy, após ouvir ele falar coisas nada agradáveis sobre ela.

Vou parar por aqui porque se não darei algum spoiler, mas posso garantir que muitas emoções fazem parte dessa história: temos triângulos amorosos, fugas, enganos, segredos revelados e até mesmo uma carta que irá te fazer suspirar!

Jane Austen era uma escritora fantástica. Não sei porque ainda não li mais obras dessa mulher. Tenho aqui em casa Emma e Razão e Sentimento (ou Sensibilidade) e espero que a leitura saia em 2019.

Orgulho e Preconceito se tornou um dos meus livros preferidos da VIDA, o filme então, que lindo!!! Tem na Netflix.. gosto desses romances de época e histórico, com os bailes, os vestidos, os costumes, os amores, a formalidade. Quem dera eu tivesse nascido nessa época. Teria sido tão feliz....

Por hoje, é isso! Um beijo e nos vemos na quinta-feira <3

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário